A ecografia é uma técnica simples, segura e inócua, não dolorosa, que utiliza ultrassons de alta frequência.
Permite obter imagens dos órgãos abdominais e pélvicos, das anomalias da mama, do sistema reprodutor masculino e feminino, do rim e da tiróide, etc.
Quando associada ao Eco-Doppler pulsado e colorido permite avaliar o fluxo do sangue nos vasos, artérias e veias dos órgãos e membros (Doppler Arterial e Doppler Venoso), e no coração (Ecocardiografia).

As Ecografias são efectuadas com a mais recente tecnologia, em equipamentos de Ultrassonografia Digital de Alta Resolução, incluindo a tecnologia 3D e 4D, o Eco Doppler espectral e Cor, e imagem panorâmica, assim como a Elastografia. Consolas Ultrasónicas digitais de alta resolução têm capacidade para utilização de sondas totalmente electrónicas com multifrequência.

Todos os exames são realizados por médicos radiologistas, que elaboram o respectivo relatório.
Com a sonda adequada (frequências diferentes consoante o órgão a avaliar) realizam-se os varrimentos necessários à visualização em tempo real dos órgãos que se pretendem estudar. Durante o exame o médico selecciona as imagens que devem ser gravadas e transferidas para CD ou filme.

A preparação para ecografia depende do tipo de exame que se pretende realizar. Os exames do abdómen necessitam de jejum de 4 horas e são realizados com o doente em decúbito dorsal. Os exames da região pélvica, no homem e na mulher, são sempre efectuados por via abdominal ou seja supra-púbica e também por via endocavitária. As duas abordagens são consideradas essenciais a um diagnóstico global e fidedigno.

Para efetuar estes exames é necessário ter a bexiga cheia para efectuar a observação por via supra-púbica. Habitualmente 4 horas sem urinar e a ingestão de 1 litro de água uma hora antes do exame, permitem uma boa repleção da bexiga e possibilitam um bom estudo da região. Procede-se ao exame endocavitário após o esvaziamento da bexiga.

Os outros tipos de exames, como os musculotendinosos, da tiroide, mama e rins ou Doppler dos membros, não necessitam qualquer preparação. Deve fazer-se acompanhar de todos os exams anteriores que tenham realizado, quer imagiológicos ( Rx, Eco, TAC ou RM), quer laboratoriais.

A ecografia é um exame que se realiza com o paciente deitado, em decúbito dorsal e/ou decúbito lateral. Aplica-se na pele um gel que actua como condutor. O Doppler Venoso dos Membros inferiores é efectuado com o doente em pé e em decúbito.

 

Intervenção

Biopsia da tiroide:
Biopsia Aspirativa ou PAAF (punção aspirativa por agulha fina) – utiliza uma agulha muito fina que, por aspiração, possibilita a obtenção de células ou líquido para possibilitar o Estudo Citológico.