Deverá trazer sempre a mamografia e ecografia mamária quando necessitar de fazer um exame de ressonância magnética mamária. A ressonância mamária não substitui a mamografia e a ecografia mamária, mas é um exame complementar em situações especiais, tais como: o diagnóstico e avaliação da extensão local do cancro da mama, monitorização da quimioterapia neoadjuvante ou avaliação de próteses mamárias. Nas mulheres na menopausa a preparação para o exame é apenas o jejum de 4 horas. Se ainda fôr menstruada deve informar-nos desse facto, para que o seu exame seja marcado de acordo com o seu ciclo menstrual: deverá ser realizado preferencialmente entre o 7º e o 14º dia. Este exame demora entre 20 a 40 minutos.
Para que os exames de RM mamária tenham leitura adequada é obrigatório realizar sequências com contraste endovenoso. Para tal será necessário puncionar o seu braço ou mão para cateterizar uma veia periférica que possibilite a injecção do contraste paramagnético, o gadolínio. É um contraste não iodado, não radioactivo que, pela sua distribuição no tecido mamário, ajuda a identificar melhor potenciais lesões/tumores. Durante o exame estará deitada em decúbito ventral (de barriga para baixo), com os seios naturalmente pendentes nos receptáculos que possui a Bobina dedicada aos estudos mamários.
Os seus braços serão colocados acima da cabeça e esta fica apoiada de lado. Deverá permanecer nesta posição sem se mover durante todo o exame, enquanto se adquirem imagens antes e depois da injecção do contraste. Após a aquisição das diversas sequências e sua reconstrução, é necessária a análise detalhada das imagens, assim como a sua manipulação para obtenção de reformatações, avaliação quantitativa e qualitativa da captação do gadolínio pelos tecidos, para que o radiologista possa formular um diagnóstico. Será sempre efectuada a correlação com os outros métodos de imagem utilizados nos estudos mamários, como a mamografia, ecografia e mesmo biopsias prévias.