O que é e como se realiza?

A Densitometria Óssea Bifotónica é a tecnologia que utilizamos para medir a densidade e conteúdo mineral ósseo em diferentes zonas do corpo, também conhecida por DEXA (dual energy X-ray absortiometry) ou seja Absorciometria por duplo feixe de Rx. É uma técnica que usa Rx com uma dose de radiação muito baixa, inferior à de uma radiografia de tórax.

A Densitometria Óssea é um teste fiável para determinar estados precoces de perda de massa óssea associada à Osteoporose, doença em que está diminuída a densidade mineral óssea e aumentado o risco de fracturas.

São duas as determinações mais frequentes: na coluna lombar (L1-L4) e no colo do femur esquerdo. Obtém-se informação sobre a densidade óssea do osso trabecular e cortical, respectivamente.
 Podem fazer-se determinações noutras regiões, como no punho ou efectuar-se o varrimento do esqueleto, necessário nos casos de doenças endócrinas. São estudos reprodutíveis, permitindo que sejam efectuadas medições ao longo do tempo, mostrando a progressão da doença e/ou monitorizando a sua evolução após a terapêutica.

O que preciso saber sobre a realização do Exame?

A Densitometria é um estudo não doloroso, que não requer sedação, é de fácil realização. Pode alimentar-se normalmente, mas deve evitar a toma de suplementos de cálcio ou magnésio nas 24h anteriores ao exame. Deve informar com detalhe toda a medicação que toma diariamente. Se estiver a amamentar ou houver a possibilidade de estar grávida deve avisar previamente o técnico. De igual modo deve informar o técnico se tiver efectuado nos dias anteriores exames de cintigrafia, TAC com contraste oral ou injectável ou exames radiológicos gastro-intestinais que utilizem contraste baritado.

Para realizar o exame é necessário deitar-se numa mesa com um tampo acolchoado. Ficará imóvel, em decúbito dorsal, enquanto o tubo detector faz os varrimentos sobre uma ou mais áreas a estudar (usualmente a coluna lombar e o colo do fémur).

O exame dura em média 15 a 20 minutos, dependendo do número de regiões a estudar e não necessita de contraste ou de outros procedimentos invasivos.
Um algoritmo específico determina os seus valores de densidade óssea e compara-os com os valores médios normais para a população caucasiana, em relação com a idade. Com base na determinação obtida será equacionada a necessidade de terapêutica ou toma de suplementos.