A mamografia é um exame que utiliza Rx de baixa dose para visualizar os seios, meio de diagnóstico de 1ª linha na detecção precoce do cancro.

São 4 as incidências fundamentais de uma mamografia bilateral.
Nos casos de Mamografia de Diagnóstico é, com frequência, necessário obter imagens adicionais em magnificação (macrorradiografias) ou outras incidências localizadas. São realizadas no mesmo dia do exame por indicação do médico radiologista, pois são essenciais á interpretação diagnóstica.

A Ecografia mamária é um exame complementar da mamografia, efectuada sempre que o médico radiologista o entenda necessário, útil no esclarecimento de lesões nodulares, densidades, etc.
O diagnóstico imagiológico final tem em consideração estas 3 vertentes: clínica, mamográfica e ecográfica.
Na mulher jovem, até aos 35 anos, o exame de 1ª linha é a Ecografia Mamária, associando incidências mamográficas apenas nas situações patológicas que o justifiquem.

Para os Estudos Mamários não é necessária qualquer preparação prévia.
No dia do exame não deve usar desodorizantes, cremes ou pó de talco nas axilas e a nível mamário, porque estes produtos podem causar artefactos ao exame.
Preferencialmente deve vestir duas peças de roupa (blusa e saia/calça) para que se torne mais prático remover apenas a blusa.
Deverá trazer todos os seus exames prévios.
Se houver a possibilidade de estar grávida ou se estiver em aleitamento deverá informar o médico ou a técnica antes da realização da mamografia.

Para fazer a Mamografia ser-lhe-á pedido que, numa cabine adjacente á sala do mamógrafo, se dispa da cintura para cima, para que a roupa não dificulte ou prejudique o correcto posicionamento, factor relevante para a qualidade do exame.

Na sala de mamografia, a técnica de radiologia colocará o seu corpo e a mama nas posições adequadas para obter as diferentes incidências.
A mama será comprimida de forma gradual entre a plataforma e o compressor, compressão que é momentânea. Após a exposição ao Rx, sob controlo automático, a mama é imediatamente descomprimida.
Na grande maioria das mulheres a compressão é bem tolerada; noutros casos determina maior desconforto, que será melhor tolerado se o corpo estiver descontraído.
É a compressão que permite homogeneizar as estruturas da mama, evitar o movimento, factores determinantes para obter mamogramas de alta qualidade com baixa dose de radiação.

Este exame demora cerca de 10 a 15 minutos.

Será encaminhada para outro gabinete para observação clínica pelo médico radiologista, que efectuará a Ecografia Mamária e Axilar sempre que necessário.
Outros procedimentos de diagnóstico poderão ser considerados indicados para o diagnóstico, nomeadamente exames de Intervenção e/ou Ressonância Mamária. O médico radiologista informa-la-á se considerar pertinente algum destes estudos, explicando quais os benefícios expectáveis. Com o acordo do Clínico e/ou da examinada poderão ser agendados de imediato.