Antes do exame:

Em muitos casos não é necessária qualquer preparação, mas é habitual solicitar-se 4 horas de jejum. No dia deve trazer todos os exames que tenha efectuado anteriormente. A gravidez e o aleitamento não são situações que contraindiquem a realização destes exames, mas deverá informar-nos previamente.
Perante qualquer dúvida não deve hesitar em colocar a pergunta ao técnico de radiologia

Para sua segurança ser-lhe-á pedido que responda a um inquérito. Deverá fazê-lo correctamente e em caso de dúvida solicitar o auxílio do técnico. Este procedimento tem como objectivo identificar situações que são contraindicação para a realização deste exame porque usa um campo magnético pacemakers, próteses metálicas, clips aneurismáticos cerebrais, etc.

Porque se trata de um campo magnético é necessário que tire todos os artigos de metal do corpo: relógio, carteira, próteses dentárias com metal, aparelhos auditivos, etc. 
Para evitar o contacto da sua roupa com o aparelho, ser-lhe-á dada uma bata para vestir.

Antes do início o técnico de radiologia explicar-lhe-á todas as etapas do exame, pois a sua colaboração é muito importante, para obter imagens de qualidade, e desta forma contribuir para maior precisão de diagnóstico.

Durante o exame:

O exame é realizado em decúbito dorsal ou ventral, conforme o órgão a estudar. Deve ficar imóvel por períodos relativamente longos (5 a 10 minutos), pelo que se optará pelo posicionamento mais adequado e também o mais confortável possível. A duração total do exame varia consoante o tipo de estudo e o número de sequências necessárias ao diagnóstico (entre 20 a 45 minutos).

A mesa deslocar-se-á para um túnel aberto, e durante a realização do exame ouvirá o ruído que é produzido pelo normal funcionamento destes equipamentos, incómodo que é atenuado com a utilização de protectores auriculares. Em alguns casos é necessário puncionar uma veia, para efectuar sequências após a injecção de produto de contraste paramagnético, gadolínio, num volume que depende do seu peso. 
Este contraste é rapidamente excretado pelos rins.

Dentro da sala estará só, mas permanentemente observado pelo técnico e/ou médico radiologista, que consigo mantêm contacto através de intercomunicador. Terá na sua mão um dispositivo que, caso se sinta indisposto, poderá accionar para interromper o exame.

A claustrofobia extrema poderá ser uma limitação. Contacte-nos! Uma visita às instalações para conhecer a sala e observar o equipamento podem contribuir para o tranquilizar e ajudar a ultrapassar essa situação.

Para si o exame acaba quando se termina a aquisição das imagens. Posteriormente estas vão ser processadas, manipuladas e por fim interpretadas pelo médico radiologista. Todos os exames têm um relatório médico e são documentados em CD e em película.